Mágica

5º ano

Por aí vai

A experiência que seus educandos poderão realizar dando um show com direito a público.

Criando ambiente para autonomia

Vasilha ou copo

Alto falante ou disco rígido velho

Agulha ou alfinete

Água

Papel higiênico

Envolvendo

Observem juntos e descubram como essas imagens se relacionam.

Por aí vai image 8
Por aí vai image 7
Bússolas

O experimento proposto aqui objetiva estudar os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste). Fale sobre o avanço tecnológico desde a primeira bússola até o GPS.

A bússola, desenvolvida por volta do ano 2.000 a.C., é um dos principais objetos de orientação geográfica. Isso porque é capaz de indicar o polo magnético terrestre, percebendo a localização dos quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste.
Apesar das primeiras versões de bússola serem antigas, o aparato foi refinado pelos chineses no século IX d.C. Na época, eles perceberam que poderiam magnetizar agulhas para obter mais precisão da indicação do norte geográfico.

Este conteúdo foi adaptado de:
Bússola – Origem, como funciona e como fazer uma caseira

Para explorar mais

Português:
Estude a história da obra infantil mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada em 1865 sob o pseudônimo de Lewis Carroll. É uma das obras mais célebres do gênero literário nonsense.

Você sabe o que significa nonsense?

Em português, nonsense pode ser traduzido por “sem sentido”, “contrassenso” ou “absurdo”. Trata-se de uma expressão inglesa que denota algo sem nexo, lógica ou coerência. E a expressão é frequentemente utilizada para denotar um estilo característico que pode aparecer em diversas artes. Charles Lutwidge Dodgson é um dos artistas que utilizaram o nonsense em suas obras. Mas há muitos outros artistas que utilizam esse recurso, como os surrealistas, na pintura, escultura, literatura e no cinema, e até mesmo um poeta bem conhecido nosso, Manoel de Barros, também costuma usar em seus poemas.

Filosofia:
Faça uma sessão de cinema com a turma. Vocês podem assistir ao filme “Alice no país das maravilhas” e “Matrix” e pensar filosoficamente sobre os enigmas que se apresentam nas duas obras cinematográficas.

Matemática:
Explore as formas presentes na bússola; sugere-se criar uma rosa dos ventos tridimensional.

Artes:
Proponha desenhar e pintar a rosa dos ventos com seus educandos. E caso queira propor em seguida uma rosa dos ventos nonsense, deixe acontecer!

Aprofundando e praticando

Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!

01

Retirem o imã da parte de trás do alto falante ou do interior do disco rígido.

02

Encostem-no em uma das pontas da agulha e esfreguem-na até a outra ponta. Repitam o procedimento diversas vezes, sempre começando pela mesma ponta.

03

Encham o copo ou a vasilha até a borda com água e coloquem um pedaço de papel higiênico na superfície da água.

04

Logo em seguida, coloquem a agulha, com cuidado, sobre o papel.

05

Aguardem até o papel afundar.

06

Deixem a agulha flutuar no centro do copo, de modo que ela possa se mover livremente. 

07

Encostem de leve na agulha, mudando a sua direção.

Metodologia Ativa sugerida | Estações de Aprendizagem

Esse método consiste em criar uma espécie de circuito na sala de aula. Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema, o tema central que está sendo trabalhado. E ao menos uma das paradas deve incluir tecnologia digital.

Concluindo sem concluir

Testem juntos, no pátio da escola, o funcionamento da bússola produzida pelo grupo. E podem também levar uma bússola de verdade para comparar o resultado.

Ao infinito

Tinta secreta

A estação das flores

Camiseta estampada

Criando uma nuvem

Um prisma de luz