A experiência que seus educandos poderão realizar dando um show com direito a público.
O que essas imagens têm em comum? Questione e explore o assunto da incidência solar sobre o planeta e os seres humanos.
O sol emite um tipo de luz chamada ultravioleta, são os famosos raios UV. Este tipo de luz pode fazer mal para nossa pele ao longo dos anos de exposição. Por isso, devemos usar protetor solar para nos proteger da radiação UV.
Ciências:
Estude com os educandos o uso da luz negra como uso para detecção de fungos em sementes. Para isso, você, educador(a) pode buscar maiores informações acessando a pesquisa da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, que utiliza a luz negra como instrumento metodológico para detecção de fungos em sementes: pesquisa da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, que utiliza a luz negra como instrumento metodológico para detecção de fungos em sementes: Editorado (ufla.br).
Proponha pesquisar sobre outros diferentes usos da luz negra, como na perícia, na assepsia e para verificar vazamentos.
Matemática:
Explore a luz negra utilizada para identificar notas falsas.
Artes:
Explore o uso da luz negra para identificar obras de arte falsificadas, pois as tintas atuais contêm fósforo, enquanto grande parte das antigas não possuem.
Acesse: Tinta invisível que só aparece com luz negra | Ciência Tube
Os protetores solares possuem, dentre outras, uma substância responsável por absorver os raios ultravioletas chamada Dióxido de Titânio, extraída do mineral titanita. Neste vídeo, o protetor solar é usado como tinta invisível, pois só aparece quando é exposto à uma lâmpada de luz negra, ou UV.
O protetor solar absorve grande parte da radiação ultravioleta, assim como a tinta preta de uma caneta absorve grande parte da luz visível, não permitindo que o tecido branco fluoreça nas porções onde a tinta foi aplicada.
É um gênero de caráter documental que apresenta em detalhes as etapas de um experimento. Essas informações objetivam fornecer resultados parciais ou totais de trabalhos, projetos, investigações, pesquisas ou quaisquer outras atividades científicas. O relato é escrito, predominantemente, no tempo passado.
Para concluir os experimentos 10 e 11, organize com a turma uma festa de mensagens secretas e também maquiagem, pinturas, enfim, que criem um ambiente festivo. Divirtam-se!