Experiência que será realizada no laboratório.
Inicie estimulando as crianças a falarem sobre as cores que estão ao seu redor, na sala, no pátio, na natureza. Explore todos os espaços. Questione sobre as cores de determinadas flores, objetos, céu, grama, paredes da escola etc.
Este experimento é uma ótima oportunidade para conversar com os pequenos sobre o processo de capilaridade. Assim como a água sobe pelas raízes de uma planta até chegar às folhas, a água colorida sobe pelos espaços entre as pequenas fibras do papel toalha, transferindo o líquido de um copo para outro.
O encanto desse experimento está em perceber a transformação da cor, que acontece quando esta se funde com a outra e o líquido passa de um vidro para o outro. Estimule as crianças a observarem o surgimento da cor laranja e verde.
Matemática: Explore as cores primárias e secundárias através de materiais concretos de classificação e seriação por cores com objetos e formas
Artes e Português: As cores de Tarsila do Amaral. Sugere-se apresentar o livro “Tarsilinha e as Cores” às crianças. E, a partir da leitura, explorar o colorido, as formas e o encanto da arte dessa artista espetacular.
Ciências: Explore com seus pequenos as cores da natureza, relembre as cores das estações do experimento 1 e recrie uma obra de Tarsila num grande papel pardo com vários elementos (folhas, tintas, formas etc.).
Vamos ao passo a passo?
Coloque os 7 copos em cima da mesa um ao lado do outro.
Pode-se utilizar quantos desejar, desde que seja um número ímpar.
Coloque água nos copos 1, 3, 5 e 7 e deixe os copos entre eles vazios. Quanto mais cheios os copos estiverem, melhor!
Adicione algumas gotas de corante alimentício vermelho ao primeiro e ao último copo.
Adicione corante alimentício amarelo ao terceiro copo.
Adicione corante alimentício azul ao quinto copo.
Mexa com um uma colher ou palito de madeira para misturar a água e o corante.
Dobre 6 folhas de papel toalha de forma que fiquem compridas.
Coloque o papel toalha nos copos. Os papéis devem ser posicionados com cada extremidade em um copo diferente. O papel funcionará como uma ponte transportando as cores entre os copos.
Assista o encanto acontecer! O experimento levará pelo menos 30 minutos para chegar ao resultado completo, mas você poderá ver a água “andando” assim que colocar o papel toalha nos copos.
Descobrimos que o corante vermelho é muito mais forte que o amarelo, portanto, você pode adicionar algumas gotas extras de corante amarelo para garantir que eles se misturem para criar a cor laranja.
Fonte de pesquisa/adaptado: Experimentos científicos fáceis e divertidos para as crianças
Contação de uma história com o propósito de engajar os estudantes e mantê-los atentos aos tópicos apresentados durante a fala, quebrando a ideia de ensino tradicional e focando no envolvimento entre educandos e educadores. Estimula a imaginação, promove o diálogo e amplia o vocabulário e horizontes de conhecimento das crianças, além do contato com a leitura.
Um presente encantador para compartilhar em casa. Incentive seus pequenos a fazer o experimento das cores em casa com a família e publicar nas redes, marcando sua escola. Ou peça que compartilhem com a turma uma foto desse momento.