Mistura do bem

3º e 4º ano

Cristais caseiros

Experiência que será realizada no laboratório.
Criando ambiente para autonomia

Água

Copo (+- 300ml)

Panela

Prendedores de roupa

Açúcar

Pote de vidro (se for no laboratório, escolher um vidro alto)

Corante alimentício

Rolha

Folha de cartolina

Envolvendo

Explore o tema da alimentação saudável e questione sobre os hábitos alimentares no dia a dia das crianças. Mas você deve estar implicado neste questionamento: vamos começar pensando um pouco sobre o que comemos no nosso dia a dia.
Quem pode me dizer o que costuma comer no café da manhã, no almoço e no lanche da tarde? E como vocês escolhem o que comer?

Agora, vamos falar sobre alimentação saudável. O que será que significa isso? Alguém sabe o que é comer de forma saudável?
Será que todos os alimentos que gostamos são saudáveis? E quais são aqueles que ajudam nosso corpo a crescer?
Vamos explorar juntos o que é uma alimentação equilibrada e como podemos fazer boas escolhas para termos mais energia e nos sentirmos bem. Podemos começar nossa aventura descobrindo mais sobre os alimentos que colocamos no nosso prato!

Bússolas

No momento em que se aqueceu a solução, foi dissolvida uma grande quantidade de açúcar na água; uma massa bem maior do que se conseguiria dissolver se a água estivesse em temperatura ambiente. Assim, formou-se uma solução supersaturada, na medida em que ela foi se esfriando e a solubilidade do açúcar foi diminuindo.

Esse excesso de material vai se depositando na forma de cristais sobre o palito que já possui os cristaizinhos de açúcar. Os formatos dos macrocristais observados são resultados das moléculas do açúcar (sacarose C12H22O11) que se organizam em um padrão tridimensional definido, e que se repete continuamente, criando uma estrutura cristalina que podemos ver como sólidos com formatos geométricos específicos, neste caso, o formato monoclínico.

A fonte para esse conteúdo pode ser consultada em:
Fazendo cristais de açúcar

Para explorar mais

Ciências:
Proporcionar aos educandos, na prática, possíveis ‘alquimias’ que demonstrem o conceito de solúvel para incentivá-los a perceberem a transformação química acontecendo. E mais: estude sobre questões como comidas muito doces ou muito salgadas e o que causam ao organismo ou se algum aluno, ou alguém da sua família, tem problemas de saúde relacionados à alimentação. Debata com seus educandos sobre a importância das unidades de medidas para a nossa saúde, ou seja, para uma vida mais saudável.
A partir dessas questões, você poderá abordar saúde e bem-estar, pirâmide alimentar e como o corpo processa o açúcar.

Artes:
Utilizem corantes alimentícios que se transformem em cores quentes e frias. Busque conectar com aprendizagens anteriores.

Português:
Que tal aproveitar esse experimento para estudar o gênero textual do rótulo? Assim você já pode trabalhar em seus educandos a consciência de buscar saúde e segurança alimentar, um direito de todos. Fica a dica!

Matemática:
Explore a dissolução do açúcar em água e utilize conceitos matemáticos para medir e comparar.
Por exemplo:
– Copos transparentes ou frascos pequenos
– Água
– Açúcar
– Colheres de medir (1 colher de chá, 1 colher de sopa)
– Balança (se disponível)
– Colher para mexer
– Folhas de papel e lápis ou canetas

Pergunte: “O que acham que acontece com o açúcar quando o misturamos com água? Será que ele desaparece? Aonde ele vai?”
Divida as crianças em pequenos grupos e forneça a cada grupo os materiais necessários.
Peça que cada grupo escolha diferentes quantidades de açúcar para dissolver em água (por exemplo, 1 colher de chá, 2 colheres de chá, 1 colher de sopa).

Cada grupo deve medir a quantidade de açúcar usando as colheres e registrar no papel.
Em seguida, eles devem adicionar o açúcar à água, mexendo bem e observando o que acontece.
Incentive as crianças a registrar quanto açúcar foi adicionado e quanto tempo levou para o açúcar se dissolver completamente.
Após o experimento, peça que cada grupo compare a quantidade de açúcar que foi usada e a rapidez com que se dissolveu. Eles podem criar gráficos simples para mostrar essas informações.
Se possível, use uma balança para medir a quantidade de açúcar e ajude as crianças a calcular o total de açúcar dissolvido.
Discuta por que algumas quantidades de açúcar se dissolvem mais rapidamente ou completamente, e relacione isso com conceitos matemáticos como adição e comparação de quantidades.

Aprofundando e praticando

É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo.

01

Coloque dois copos de açúcar e um copo de água em uma panela.

02

Acrescente algumas gotas de corante alimentício e misture bem.

03

Aqueça a mistura até que todo açúcar se dissolva. Não deixe sobrar nenhum grão nas paredes da panela.

04

Espere a solução esfriar um pouco e transfira-a para o pote de vidro.

05

Molhe o barbante e encoste-o no açúcar em pó, para que os grãos grudem nele.

06

Mergulhe o barbante com os grãos na solução de açúcar, de maneira que não encoste nem nas paredes e nem no fundo do vidro.

07

Depois prenda o barbante com dois pregadores de roupa.

08

Cubra o vidro com cartolina (como se fosse um telhado para o vidro) e deixe-o em local isolado por alguns dias.

09

Observe o que ocorre. Com apenas um dia, você já deve ter cristais presos no barbante e, provavelmente, muitos no fundo do vidro.

10

Se quiser que os cristais cresçam, você pode retirar o barbante e aquecer novamente a solução no pote, deixe esfriar e recoloque o barbante, mas espere estar bem frio para evitar que os cristais já formados derretam.

11

Você pode torná-lo maior ou devorá-lo, pois é delicioso.

Que tal?

Nesse experimento é importante que, após retirar a água, deixe os cristais escorrendo por um tempo. Assim a parte líquida vai embora e eles ficam mais bonitos. Se os guardar num lugar seco, longe das formigas, eles vão durar mais tempo.

Metodologia Ativa sugerida | Estudo de casos

Neste método, o professor apresenta uma situação real para os alunos e pede a eles que resolvam o caso. Em geral, essa é uma estratégia utilizada quando há a necessidade do estudante adquirir um conhecimento prático, além de teórico.

Concluindo sem concluir

Proponha que seus educandos observem os rótulos de alguns produtos que tenham em casa e tragam para analisarem em grupo.

Tinta da natureza

Velas comestíveis

Neve colorida

Explosão efervescente

Uma balança diferente

Slime caseiro