Mistura do bem

3º e 4º ano

Chuva artificial

Experiência que será realizada no laboratório.

Criando ambiente para autonomia

Um pote ou copo alto de vidro transparente 

Água quente

Prato de sobremesa

Cubos de gelo

Envolvendo

Inicie perguntando aos educandos quem já brincou na chuva, quem já saiu pulando nas poças de água, já viu um arco-íris após a chuva ou já dormiu com o barulhinho bom da chuva no vidro da janela. Explore e questione.

Bússolas

Esse experimento objetiva que os educandos possam aprender o conceito por trás da prática. Quando em contato com a superfície mais fria do prato, o vapor liberado pela água quente se condensa. Ou seja, passa do estado gasoso ao líquido, formando as suas gotículas de chuva.

Quando faz calor, a água dos rios, lagos, oceanos e até de poças de água evapora e sobe, formando as nuvens. Quando essas nuvens encontram uma massa de ar mais frio, o vapor se condensa e cai em forma de chuva por causa da gravidade. Este é o Ciclo da Água que ocorre constantemente em nosso planeta. É bom poder ter controle sobre sua própria chuva particular de mentirinha, não é mesmo?

E lembre-se que o segredo para entender as coisas é saber sobre os conceitos envolvidos! A partir desse experimento, é possível estudar também os estados físicos da água e suas modificações.

Ciclo da água

Estados físicos das água

Para explorar mais

História:
Volte às perguntas iniciais da etapa ENVOLVENDO e explore os brinquedos e as brincadeiras da infância.
Pensando em História, pesquise com seus educandos como a chuva mudou a vida das pessoas ao longo do tempo. Explore como diferentes culturas e períodos históricos lidaram com a chuva e como ela impactou suas vidas e sociedades.
Explique que a chuva tem desempenhado papéis diferentes em várias culturas e períodos históricos, desde ajudar a cultivar alimentos até provocar desafios e mudanças.
Você pode, por exemplo, dividir os educandos em grupos e atribuir a cada um deles um período histórico ou cultura específica para pesquisar, como: os antigos egípcios e como o Nilo e suas inundações afetavam a agricultura; os povos indígenas e como eles utilizavam a chuva para diferentes cerimônias e práticas; construção de aquedutos na Roma antiga para lidar com a água da chuva; as tradições culturais e festivais relacionadas à chuva em diferentes partes do mundo, como o Festival da Chuva no Japão, etc.

Português:
Estude com seus educandos o gênero textual Entrevista Jornalística: sugere-se que façam uma entrevista com um adulto, em casa ou na escola, sobre as brincadeiras da infância.
Para sua própria referência deste gênero, pesquise antes e adapte as regras da entrevista para a realidade da faixa etária e bagagem cultural da sua turma de alunos.

Acesse e confira para melhor preparar seus alunos entrevistadores:
Como fazer uma entrevista jornalística? Esteja seguro com essas 4 dicas.

Aprofundando e praticando

É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo.

01

Encha o pote com água quente até a metade.

02

Cubra o recipiente com o prato de sobremesa. 

03

Para acelerar a produção da sua chuva, coloque os cubos de gelo sobre o prato e aguarde.

04

Agora repare que pequenas gotas de água logo aparecem dentro do pote e começam a cair.

Metodologia Ativa sugerida | Estudo de casos

Neste método, o professor apresenta uma situação real para os alunos e pede a eles que resolvam o caso. Em geral, essa é uma estratégia utilizada quando há a necessidade do estudante adquirir um conhecimento prático, além de teórico. 

Concluindo sem concluir

Sugira que seus educandos realizem com suas famílias o mesmo experimento e registrem o que observaram.

Neve colorida

Cristais caseiros

Velas comestíveis

Uma balança diferente

O que aconteceu?

As cores