Experiência que será realizada no laboratório.
Inicie perguntando aos educandos quem já brincou na chuva, quem já saiu pulando nas poças de água, já viu um arco-íris após a chuva ou já dormiu com o barulhinho bom da chuva no vidro da janela. Explore e questione.
Esse experimento objetiva que os educandos possam aprender o conceito por trás da prática. Quando em contato com a superfície mais fria do prato, o vapor liberado pela água quente se condensa. Ou seja, passa do estado gasoso ao líquido, formando as suas gotículas de chuva.
Quando faz calor, a água dos rios, lagos, oceanos e até de poças de água evapora e sobe, formando as nuvens. Quando essas nuvens encontram uma massa de ar mais frio, o vapor se condensa e cai em forma de chuva por causa da gravidade. Este é o Ciclo da Água que ocorre constantemente em nosso planeta. É bom poder ter controle sobre sua própria chuva particular de mentirinha, não é mesmo?
E lembre-se que o segredo para entender as coisas é saber sobre os conceitos envolvidos! A partir desse experimento, é possível estudar também os estados físicos da água e suas modificações.
Ciclo da água
Estados físicos das água
História:
Volte às perguntas iniciais da etapa ENVOLVENDO e explore os brinquedos e as brincadeiras da infância.
Pensando em História, pesquise com seus educandos como a chuva mudou a vida das pessoas ao longo do tempo. Explore como diferentes culturas e períodos históricos lidaram com a chuva e como ela impactou suas vidas e sociedades.
Explique que a chuva tem desempenhado papéis diferentes em várias culturas e períodos históricos, desde ajudar a cultivar alimentos até provocar desafios e mudanças.
Você pode, por exemplo, dividir os educandos em grupos e atribuir a cada um deles um período histórico ou cultura específica para pesquisar, como: os antigos egípcios e como o Nilo e suas inundações afetavam a agricultura; os povos indígenas e como eles utilizavam a chuva para diferentes cerimônias e práticas; construção de aquedutos na Roma antiga para lidar com a água da chuva; as tradições culturais e festivais relacionadas à chuva em diferentes partes do mundo, como o Festival da Chuva no Japão, etc.
Português:
Estude com seus educandos o gênero textual Entrevista Jornalística: sugere-se que façam uma entrevista com um adulto, em casa ou na escola, sobre as brincadeiras da infância.
Para sua própria referência deste gênero, pesquise antes e adapte as regras da entrevista para a realidade da faixa etária e bagagem cultural da sua turma de alunos.
Acesse e confira para melhor preparar seus alunos entrevistadores:
Como fazer uma entrevista jornalística? Esteja seguro com essas 4 dicas.
É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo.
Encha o pote com água quente até a metade.
Cubra o recipiente com o prato de sobremesa.
Para acelerar a produção da sua chuva, coloque os cubos de gelo sobre o prato e aguarde.
Agora repare que pequenas gotas de água logo aparecem dentro do pote e começam a cair.
Neste método, o professor apresenta uma situação real para os alunos e pede a eles que resolvam o caso. Em geral, essa é uma estratégia utilizada quando há a necessidade do estudante adquirir um conhecimento prático, além de teórico.
Sugira que seus educandos realizem com suas famílias o mesmo experimento e registrem o que observaram.