Mistura do bem

Educação Infantil

Explosão efervescente

Experiência que será realizada no laboratório.

Criando ambiente para autonomia

Frasco sem tampa

Corante alimentício ou suco em pó

Água

Comprimido efervescente ou Bicarbonato de sódio.

Envolvendo

Explore e questione:
Do que é feita a lava de um vulcão?

Bússolas

Vamos explorar alguns conceitos introdutórios antes da realização desse experimento.

Para explorar mais

O que é um vulcão?

Você pode fazer uma analogia com seus educandos, dizendo que um vulcão é como uma grande montanha com uma abertura que pode lançar materiais do interior da Terra, como rochas derretidas (lava), cinzas e gases.

Explique a estrutura
:

Camadas do Vulcão: com a imagem de um vulcão, mostre a camada externa (a montanha ou cone), a chaminé (a parte por onde a lava passa), a câmara magmática (o lugar onde a lava fica antes de sair) e a cratera (por onde saem a lava e a nuvem de cinzas e gases).

Do que é feita a lava ou magma?
A lava é a rocha derretida que sai do vulcão quando ele entra em erupção. É como se o vulcão estivesse “vomitando” rocha quente. A lava é feita de minerais e rochas que foram derretidos pelo calor no interior da Terra. E quando a lava esfria, ela se solidifica formando novas rochas, chamadas de rocha ígnea ou magmática. Explique que vulcões geralmente estão localizados ao longo das bordas das placas tectônicas da Terra, como se fossem grandes “fronteiras” onde as partes da Terra se encontram.

Você pode mostrar em um mapa do mundo as áreas onde há muitos vulcões, como o Anel de Fogo no Oceano Pacífico, por exemplo. Fale sobre vulcões famosos, como o Sakurajima, no Japão, Villarrica, no Chile, e o Vesúvio, na Itália, para despertar o interesse dos alunos. Para mais informações, consulte: Vulcões – Mundo Educação.

Português:

Sugere-se a elaboração escrita do experimento, considerando que “O melhor estímulo para a criação infantil é uma organização da vida e do ambiente das crianças que permita gerar necessidades e possibilidades para tal” (VYGOTSKY), ou seja, ao possibilitar que o educando expresse suas percepções sobre o experimento, proporcionamos a ele o protagonismo do resultado da experiência. É importante dialogar sobre as hipóteses e sobre as expectativas antes do experimento.
Dessa forma, estaremos estimulando que os pequenos cientistas testem suas hipóteses na prática e discutam os resultados atravessados pela escrita. Portanto, trabalhe com os educandos o gênero do Texto Descritivo: relato verbal sobre algo ou alguém. Nessa composição textual, o(a) autor(a) pode usar a narração para descrever uma ação ou um personagem, com clareza, coerência e coesão.

Quem foi Vigotsky?

Lev Vygotsky (1896-1934) foi um psicólogo russo responsável por pesquisas na área do desenvolvimento da aprendizagem e do papel das relações sociais no processo denominado socioconstrutivista. O interesse de Vygotsky pelas funções mentais superiores, pela cultura, pela linguagem e pelos processos orgânicos cerebrais infantis o levou a trabalhar com pesquisadores neurofisiologistas, contribuindo com seus estudos para o Instituto de Deficiência em Moscou.

Durante seus estudos, escreveu várias obras, entre elas, “A formação social da mente”, que aborda os processos psicológicos humanos analisados a partir da infância e do seu contexto histórico-cultural. Realizou estudos sobre temas relacionados à Linguística, às Ciências Sociais, à Psicologia, à Filosofia e às Artes.

Vygotsky foi um pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e de suas condições de vida.
Na sua perspectiva, a aprendizagem não é somente uma aquisição de informações e tampouco ocorre a partir da simples associação de ideias armazenadas na memória, mas gera um processo interno, ativo e interpessoal.

A teoria da aprendizagem de Vygotsky defende que o aprendizado se dá pela interação social e que o desenvolvimento do sujeito é resultado da relação com o mundo e com as pessoas com as quais ele se relaciona. O objetivo dessa teoria é constatar como as funções psicológicas evoluem de sua forma primária para processos psicológicos superiores. A teoria visa identificar as transformações psicológicas e cognitivas existentes nas interações do sujeito com o mundo.

Saiba mais sobre Vygotsky e sua teoria socioconstrutivista, acessando:
Teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky: aprendizagem por meio das relações e interações sociais

Aprofundando e praticando

É hora de colocar as mãos na massa e seguir as orientações para seu experimento se concretizar! Siga cada passo na ordem estabelecida e convide seus educandos a seguirem com você. Assim as crianças já vão adquirindo uma ideia de organização e método.

01

Pingue algumas gotas de corante em meio copo de água, de modo que a cor fique intensa.

02

Coloque a água colorida em um frasco, pote ou vidraria de laboratório alto. Acrescente lentamente o óleo de cozinha até o topo. Dica: incline o recipiente para colocar o óleo.

03

Jogue o comprimido efervescente no recipiente.

04

Observe a lava colorida.

05

Quando o efeito do comprimido efervescente terminar e a água parar de subir, espere um pouco e observe que os dois líquidos voltam a se separar. E se quiser uma nova “cachoeira de lava”, basta jogar outro comprimido.

Metodologia Ativa sugerida | Estudo de casos

Com essa metodologia, os educandos são expostos a problemas reais, de modo que possam analisá-los por inteiro (como uma situação real ou um experimento) e, entre si, discutir as possibilidades de solucioná-los. Esses casos são relatos construídos de modo a estimular o pensamento analítico e sistêmico.

Concluindo sem concluir

O que aconteceu?

Quando colocamos óleo e água, estes não se misturam, pois possuem densidades distintas. O óleo, por ser menos denso, fica sobre a água. O comprimido atravessa o óleo e chega até a água. Estando na água, os dois componentes do comprimido (bicarbonato de sódio e ácido cítrico) se dissolvem e se encontram, causando uma reação química que libera gás carbônico. As bolhas do gás carbônico são ainda menos densas do que o líquido e começam a subir.
Quando as bolhas chegam no limite da água com o óleo, elas levam um pouco de água junto e, essa gota de água com a bolha grudada sobe pelo óleo até chegar à superfície, onde o gás é liberado.
Esse processo se repete e cria-se o efeito da lava.

Ciência é como mágica, é descobrir o incrível em cada pedacinho do mundo!

Cristais caseiros

Chuva artificial

O que aconteceu?

Neve colorida

Velas comestíveis

As cores