Experiência que será realizada no laboratório.
Questione os educandos sobre estas imagens.
Anotem as respostas e depois pesquisem juntos, explorem o assunto e descubram se todos acertaram.
É possível recortar de múltiplas formas um triângulo, se pensarmos que este possui três lados. E não é diferente com os flocos de neve reais, que são cristais de gelo formados na atmosfera quando a temperatura cai.
Aqui nossa experiência mágica também tem uma explicação: quando fizeram a dobradura e a encostaram nas soluções de vinagre e bicarbonato, puderam perceber que a solução entra na porosidade do papel e muda a cor do corante de repolho roxo. Esses corantes pertencem a uma classe de substâncias muito presentes em outras plantas coloridas.
Conclui-se então: o colorido vem da natureza!
Sugere-se que, antes de realizar o experimento, assistam ao filme “Frozen”.
Curtam a sessão com pipoca e diversão!
Explore este trecho com os educandos:
Quer Brincar Na Neve? (De “Frozen: Uma Aventura Congelante”/Com letra)
História: A partir do filme “Frozen”, estude os sentimentos e as emoções que surgem no enredo, pensando na constituição da família, das amizades e muitos outros temas. Pode-se também, com o 2º ano, por exemplo, explorar onde acontece a história.
Português: Demonstre como os sinais de pontuação aparecem na letra da música do filme:
Você quer brincar na neve?
Um boneco quer fazer?
Você podia me ouvir
E a porta abrir
Eu quero só te ver
Nós éramos amigas
De coração
Mas isso acabou também
Você quer brincar na neve?
Não tem que ser com um boneco
Tudo bem
Você quer brincar na neve?
De alguma coisa que eu não sei
Faz tempo que eu não vejo mais ninguém
Até com os quadros das paredes já falei
Firme aí, Joana?
É meio solitário
Tão vazio assim
Só vendo o relógio andar
Elsa, por favor me escuta
Todos perguntam sem parar
E me encorajam para te dizer
Mas espero por você
Me deixa entrar
Só temos uma à outra
O que vamos fazer?
Temos que decidir
Você quer brincar na neve?
Fonte: LyricFind / Compositores: Jaime Fidalgo Ferra Filho / Kristen Jane Anderson / Robert Joseph Lopez / Letra de “Quer brincar na neve?” © Universal Music Publishing Group.
Sinais de pontuação são símbolos gráficos que têm como objetivo colaborar para a organização dos textos, estabelecendo um sentido ao que está sendo escrito. Como as frases são ditas de formas diferentes, suas intenções também são diferentes. Explore os sinais também com exemplos do dia a dia na sala de aula.
Geografia: Investigue como se forma a neve.
A formação da neve ocorre em várias etapas no ciclo da água.
1. Condensação e Formação de Cristais: quando a temperatura atmosférica está abaixo de zero grau Celsius, o vapor de água no ar se condensa em pequenos cristais de gelo em nuvens. Esse processo ocorre quando a umidade se transforma em gelo em vez de gotículas de água líquida, devido à baixa temperatura.
2. Crescimento dos Flocos: esses cristais de gelo se agrupam e se combinam para formar flocos de neve. O padrão e a forma dos flocos são determinados pela temperatura e umidade presentes na atmosfera.
3. Precipitação: quando os flocos de neve se tornam grandes e pesados o suficiente, eles caem do céu em forma de precipitação. A quantidade de neve que cai depende da quantidade de umidade disponível na nuvem e das condições meteorológicas.
4. Acúmulo: ao atingir o solo, a neve se acumula, podendo formar camadas espessas, dependendo da intensidade e duração da precipitação.
Portanto, a neve é o resultado de vapor d’água se transformando em cristais de gelo nas nuvens, que depois se juntam e caem ao chão quando a condição atmosférica é adequada.
Explicando para os pequenos: Imagine que o céu é como uma grande caixa de água. Quando o clima está bem frio, essa água se transforma em pequenas gotinhas que ficam no ar. Essas gotinhas são tão pequenas que parecem poeira e são chamadas de “cristais de gelo”. Quando muitas dessas gotinhas se juntam, elas se aglomeram e formam pequenos flocos de neve. É como se cada floco de neve fosse uma pequena estrela de gelo! Esses flocos caem do céu, e quando eles chegam ao chão, se juntam e formam a neve que podemos ver e brincar. Então, a neve é feita de pequenos cristais de gelo que se juntam e caem do céu quando está bem frio lá fora. E é por isso que vemos um belo tapete branco cobrindo a terra quando neva!
Pesquise como seus educandos vêem esse fenômeno e realize uma pesquisa de vídeos do fenômeno acontecendo, depois discutam sobre o tema. Pode-se também ampliar o assunto para a vestimenta de cada uma das estações. O que vestimos em cada estação? Especialmente, o que vestimos no INVERNO?
Vamos ao passo a passo?
É hora de colocar as mãos na massa e seguir as orientações para seu experimento se concretizar! Siga cada passo na ordem estabelecida e convide seus educandos a seguirem com você. Assim as crianças já vão adquirindo uma ideia de organização e método.
Bata no liquidificador seis a sete folhas de repolho roxo.
Coe o líquido e depois ferva para reduzi-lo a cerca de 100 mililitros.
Molhe o filtro no suco concentrado.
Depois de secos, corte os filtros em quadrados e faça tiras com os que sobrarem.
Dobre um quadrado ao meio.
Dobre novamente ao meio no outro sentido, apenas vincando a parte inferior.
Dobre para um lado.
E para o outro.
Por fim, dobre ao meio novamente e corte a parte superior.
Recorte as bordas do triângulo de várias maneiras. Usem a criatividade!
Mergulhe uma tira no vinagre e outra no bicarbonato de sódio com água e verifiquem a cor.
Mergulhe as pontas do triângulo no vinagre e na solução de bicarbonato de sódio, apertando bem.
Abram e vejam o floco de neve surgir como mágica!
Façam a mesma experiência com outros vegetais e vejam o que acontece!
Dá uma conferida neste modelinho que trouxemos aqui: Como construir um floco de neve!
Construindo um floco de neve
Essa forma de metodologia, como o próprio nome diz, utiliza de seminários, projetos e trabalhos para gerar discussões positivas na sala de aula, para desenvolver o senso crítico dos alunos e as habilidades de argumentação. Uma forma de aplicar é mudar a disposição das carteiras e colocar alunos em uma roda, por exemplo. Sentar-se com eles na roda, mudar a disposição das carteiras e colocar os educandos e o(a) educador(a) em um mesmo patamar é bem interessante e faz com que os pequenos se sintam importantes.
Além disso, eles aprendem muito mais quando apresentam e discutem algum tipo de assunto. Por meio de discussões e seminários, os educandos também desenvolvem sua argumentação para futuramente realizarem textos dissertativo-argumentativos sobre os mais diversificados assuntos.
Vamos pensar no próximo aniversário da turma? Pode-se aqui explorar quais alunos fazem aniversário no inverno e preparar uma festa temática com a neve!