Mistura do bem

1º e 2º ano

Plásticos que se amam

Experiência que será realizada no laboratório.

Criando ambiente para autonomia

Garrafa ou vidro com tampa

Álcool isopropílico

Água

Copo plástico de poliestireno (código de reciclagem 6)

Anéis de plástico de tampinhas de garrafas pet

Envolvendo

Antes da realização do experimento, explore a fundo o que significa o código 6 de reciclagem, investigando como ele se relaciona com os diferentes tipos de plásticos e suas características. Questione as implicações e propriedades do código 6 de reciclagem, refletindo sobre como esse tipo específico de plástico se comporta e interage, a fim de garantir que os educandos tenham uma compreensão maior do material que será essencial para o experimento mágico dos plásticos que se amam.

Bússolas

Reciclar é um processo que se caracteriza fundamentalmente por gerar um novo produto a partir de um objeto anteriormente descartado. É importante estimular essa consciência desde cedo.

Qual a mágica desse experimento?
A mágica acontece porque temos duas densidades diferentes: o plástico do copo e o plástico dos anéis da garrafa, por isso, um afunda e o outro vem para o alto do frasco. Outro fator importante aqui é a água com sal e o álcool. O segredo é que existem duas partes diferentes de líquidos no frasco. A fase inferior é de água com sal e a superior de álcool isopropílico.

Por que duas fases? Porque se misturarmos a água e o álcool, eles se misturam perfeitamente, mas o sal é o segredo que os separa.
Voltando ao nosso experimento, quando agitamos o frasco, misturamos as duas fases, gerando uma densidade intermediária, menor que a água com sal e maior que o álcool. Por isso, os dois plásticos se encontram.

Para explorar mais

Educação Ambiental: Estimule os pequenos a separarem de forma adequada os resíduos, conhecendo os códigos de reciclagem e identificando-os nas embalagens. Para essa atividade, peça que tragam várias embalagens de suas casas e encontrem juntos o símbolo que indica reciclagem.

Ah, você pode também assistir a este vídeo com seus educandos:
Uma Coisa Vira Outra ♻ | O Show da Luna! Episódio Completo 52 | Kids | Infantil | Nursery Rhymes

Matemática: Utilize os pedaços de plástico para realizar contagens livres com seus pequenos ou mesmo para realizar operações de adição e/ou subtração, chamando a atenção deles para o fato de que no experimento os pedaços também se ‘somaram’.

História: Estude com as crianças sobre a maneira como outros países e outras culturas realizam a reciclagem.

Português: Explore o significado de cada um dos 5Rs, bem como suas palavras correspondentes e os fonemas presentes em cada uma.

Cante com a turma: Música: 5 Rs Meio Ambiente
A partir desta canção, trabalhe a escrita de frases, poemas e pequenos textos sobre os 5 Rs.
Aproveite para aprofundar o gênero Poesia.
Aí vai um poema infantil sobre reciclagem que já é conhecido e bastante utilizado em atividades educativas, do poeta Pedro Bandeira.

O Lixo Não é Lixo
O lixo não é lixo,
O lixo é uma riqueza.
A gente joga fora,
Mas ele é uma beleza!

O papel, a lata, o vidro,
O plástico, a garrafa,
Tudo pode ser reciclado,
E vira outra coisa nova.

O que você não usa,
Pode ser transformado,
E aquele objeto velho,
Pode ser um brinquedo novo.

Vamos ajudar o planeta,
Reciclar é importante,
Cada vez que você separa,
Faz a Terra mais brilhante.

Não jogue fora a esperança,
Nem a chance de mudar,
Reciclar é um gesto lindo,
Que todo mundo pode dar!

Autoria de Pedro Bandeira

Este poema ajuda as crianças a entenderem a importância da reciclagem de forma simples e poética, destacando como cada material pode ganhar uma nova vida e contribuir para um planeta mais limpo e saudável.

Aprofundando e praticando

Vamos ao passo a passo?
É hora de colocar as mãos na massa e seguir as orientações para seu experimento se concretizar! Siga cada passo na ordem estabelecida e convide seus educandos a seguirem com você. Assim as crianças já vão adquirindo uma ideia de organização e método.

01

Verifique com seus educandos se o copo é realmente de poliestireno. Para isso, procurem o símbolo de reciclagem na embalagem.

02

Quebre-o em pequenos pedaços. Você pode usar um alicate para isso.

03

Retire os anéis que ficam nas garrafas PET quando você desenrosca a tampa. Eles devem ser da mesma cor. Corte-os em pedaços pequenos.

04

Encha metade do vidro com água. Acrescente os pedaços de poliestireno.

05

Adicione sal de cozinha, uma colher de chá de cada vez.

06

A cada colherada, mexa até o sal se dissolver e os pedaços de plástico começarem a flutuar.

07

Complete o frasco com álcool isopropílico.

08

Coloque os pedaços dos anéis no frasco. Observem juntos o que acontece.

09

Tampe bem e deixe o frasco parado. Observem: por mais que vocês tentem separar os pedaços de plástico, eles sempre vão ficar juntos.

Metodologia Ativa sugerida | Aprendizagem com investigação

Também é conhecida como “aprendizagem baseada em inquérito”, “aprendizagem baseada em indagação” ou, em inglês, Inquiry-Based Learning (IBL). Trata-se de um modelo de ensino e aprendizagem que trabalha a solução de problemas de maneira colaborativa, por intermédio do método científico, sendo o professor o mediador do processo. É uma estratégia centrada no estudante e o conhecimento é construído coletivamente.

Concluindo sem concluir

Para seguir estudando e ampliando as descobertas, sugira que os alunos assistam com suas famílias o vídeo:
Os 5 R’s da sustentabilidade para crianças (e adultos também)! 
E façam uma obra de arte para representar o sentimento ao assistir o vídeo!

Uma balança diferente

Explosão efervescente

As cores

Cristais caseiros

O que aconteceu?

Slime caseiro