Experiência que será realizada no laboratório.
Você conhece seus educandos, sabe muito bem que eles amam fazer slimes, então, é só curtir, o envolvimento é natural e imediato! Questione por quê, explore a sensação tátil.
Se por acaso, você ainda não conhece, aí vai a explicação. Slime é uma massinha com viscosidade, que torna agradável a manipulação.
Mas atenção: aproveite esse experimento para discutir com os pequenos sobre as questões ambientais envolvidas na produção industrial do slime e incentive-os a escolher sempre a forma natural e ecológica dessa experiência criativa.
Ciências: Por que o slime pode fazer mal?
Muitas vezes, o slime pode ser feito com uma mistura de ingredientes que trazem problemas para a saúde. Algumas receitas encontradas na internet recomendam o uso de bórax para a produção do slime caseiro. O problema é que essa substância – também utilizada como matéria-prima de produtos de limpeza –, quando entra em contato com a pele, pode provocar descamação, ocasionando uma reação que se assemelha a uma queimadura.
A água boricada, outro ingrediente bastante requerido nas receitas de slime, conta com 3% de ácido bórico em sua composição – o mesmo elemento presente no bórax. Como ela tem uma baixa concentração, o seu uso apresenta menor risco, porém, ainda assim, merece atenção ao ser utilizada por crianças (que podem levar a substância à boca).
Dá uma pesquisada neste artigo para compreender melhor: O perigo por trás do slime | Pensamento Verde.
Vamos ao passo a passo?
Separe uma bacia e coloque a gelatina já com o corante.
Acrescente água morna até cobrir o pó da gelatina; mexa até que a gelatina tenha se dissolvido totalmente.
Vá acrescentando o sal, 1 colher de cada vez, e continue misturando bem até perceber que seu slime atingiu o ponto ideal.
Quando atingir o ponto, aperte devagar para retirar o excesso de água.
Deixe o slime em repouso por 15 a 20 minutos. Pronto, agora é só divertir-se com seu experimento
Quando for guardá-lo, preserve-o longe do sol e ar, pois é caseiro e, portanto, sensível.
Neste método, também conhecido como Project Based Learning (PBL), os estudantes são desafiados a resolver um problema por meio de etapas metodológicas, visando a obtenção de um produto pedagógico. Ocorre uma resolução colaborativa de desafios, com todos colocando as mãos na massa. Nesta aprendizagem, incentiva-se a habilidade de investigar, refletir, criar e solucionar problemas perante situações reais.
Incentive as crianças a realizar em casa com a família o experimento e compartilhar com a turma num outro momento. Pode ser como um trabalho ou tarefa de casa. Incentive-os a testar outras cores, e que tragam para apresentar e brincar com os amigos.