Experiência que será realizada no laboratório.
Observem a imagem e conversem sobre a necessidade da existência de um sistema de medidas.
Este experimento objetiva levar os educandos a perceber como é possível fazer instrumentos complexos utilizando materiais simples. Para a balança funcionar, é necessário comparar a quantidade de água deslocada quando a balança está vazia e a quantidade de água deslocada com 1 kg sobre a balança. Dessa maneira, é possível fazer as graduações entre 0 a 10 e medir a massa de qualquer objeto que tenha 1 kg.
História e matemática:
Questione:
Como nossos antepassados pesavam as mercadorias?
O homem também precisou pesar, ou melhor, comparar massas, pois peso e massa são duas grandezas diferentes, sendo o primeiro uma força resultante da atração gravitacional. Massa é a quantidade de matéria de um corpo, ou em termos mais físicos, é a resistência que ele oferece a uma força aplicada. O peso pode variar dependendo das condições, já a massa é invariante no estado de repouso. Nos primeiros tempos, o homem comparava a massa de dois corpos equilibrando-os um em cada mão. Até que surgiu a primeira máquina de comparação: uma vara suspensa no meio por uma corda. Os objetos eram pendurados nas suas extremidades e, se houvesse equilíbrio, ou seja, se a vara ficasse na horizontal, eles possuíam a mesma massa.
Esse conteúdo está disponível em: A medida das coisas – Só Biologia.
Geografia:
Pesquise com seus educandos as medidas pelo mundo. Sugere-se o estudo sobre o Sistema Internacional de Unidades, que padroniza as unidades das diversas grandezas para facilitar a sua utilização ao redor do mundo. O Sistema Internacional de Unidades (SI) foi criado em 1960, na 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), com a finalidade de padronizar as unidades de medida das inúmeras grandezas existentes a fim de facilitar a sua utilização e torná-las acessíveis a todos.
Matemática:
Proponha estudar sobre ‘densímetro’.
Densímetro é um aparelho para medir densidades. O recurso pode ser usado na medição de diferentes tipos de massas.
É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo. É hora de colocar as mãos na massa!
Das três garrafas, duas devem ser de 2 litros e uma de 2,5 litros. Todas devem ser lisas. Corte e descarte o bico das garrafas: uma de 2,5 e outra de 2.
Em seguida, corte a outra garrafa de 2 litros de maneira que fique somente a parte de baixo.
Forme um êmbolo juntando as garrafas de 2 litros. Passe fita adesiva ao redor da conexão. A garrafa de 2,5 litros será a base da balança.
Insira o êmbolo na base e, segurando-a para não se soltar do fundo, coloque água quase até a boca. Retire o êmbolo e marque o nível da água.
Insira novamente o êmbolo na base e solte. Do lado oposto ao que você marcou o nível de água, marque a massa zero.
Agora, coloque um objeto com 1kg sobre o êmbolo e faça a marcação.
Divida em dez partes iguais a distância entre zero e a marca de 1 kg.
Teste a balança colocando um peso de 500 g.
Esse método consiste em criar uma espécie de circuito na sala de aula. Cada uma das estações deve propor uma atividade diferente sobre o mesmo tema, o tema central que está sendo trabalhado. E ao menos uma das paradas deve incluir tecnologia digital.
Para deixar o experimento ainda mais claro, assista ao vídeo: Como fazer uma balança com duas garrafas pet.
Testem a balança trocando a água pura por água muito salgada e observem o que acontece.