Mistura do bem

1º e 2º ano

Velas comestíveis

Experiência que será realizada no laboratório.

Bússolas

Questione seus educandos:

Que tal em vez de jogar fora as velas de seu aniversário, comê-las?

Pode-se usar a energia dos alimentos para fazer uma vela para ser consumida junto com o bolo. Todo alimento fornece energia para manter nossa saúde e vida. Interessante que nem sempre paramos para pensar sobre isso.
Este experimento comprova que as velas permanecem acesas graças a uma grande quantidade de gordura contida nas castanhas.

Para explorar mais

Matemática:
Estudo dos sólidos geométricos.
Partindo da temática do experimento, explore com seus educandos elementos presentes nas festas de aniversário que são “Sólidos Geométricos”.
Você pode também propor a produção de um gráfico da idade ou data de aniversário dos educandos.

Português
Hora de praticar o gênero textual do convite!
É um gênero que pode ser formal ou informal. Tem a finalidade de comunicar sobre algum evento. A linguagem deve ser clara e objetiva. E pode informar sobre aniversários, formaturas, festas de fim de ano na escola etc. 
Os elementos principais de um convite são: LOCAL, DATA, HORA DO EVENTO, DESTINATÁRIO, MENSAGEM E REMETENTE.


História
Memórias da infância. Inicie perguntando:
Quais as suas melhores memórias da infância?


Ciências
Alimentação e saúde.
Explore com os educandos, de acordo com a proposta de cada idade, a relação entre alimentação e saúde. Caso possível, construam juntos uma pirâmide alimentar lúdica.

Sugere-se:
Quebra-cabeças, fantoches, pirâmide alimentar em 3D. Para saber mais sobre essas e outras sugestões de atividades, confira em: 
34 Ideias para trabalhar Alimentação, pirâmide alimentar, alimentação saudável – Educação Infantil – Aluno On.

Estudo dos sólidos geométricos

Gráfico de aniversários da turma

Aprofundando e praticando

Vamos ao passo a passo?
É hora de colocar as mãos na massa e seguir as orientações para seu experimento se concretizar! Siga cada passo na ordem estabelecida e convide seus educandos a seguirem com você. Assim as crianças já vão adquirindo uma ideia de organização e método.

01

Use a faca (COM CUIDADO) para moldar a castanha, criando uma ponta similar à de uma vela.

02

Aproxime o fósforo aceso da ponta e aguarde até que uma chama se forme.

03

Se a castanha for muito pequena, faça um suporte tendo o clipe de papel como base para vela.

04

Depois que queimarem e todos cantarem parabéns, e hora de comer as velas do bolo.

05

Envie para cada família um modelo impresso de nascimento para preencherem juntos.

06

Obs.: Esta atividade exige de você, educador(a), o máximo de cuidado e responsabilidade. As etapas com uso da faca e do fogo, você deve realizar e demonstrar, e deixar bem claro que as crianças não devem executar essa atividade sozinhos.

Metodologia Ativa sugerida | Aprendizagem em projetos

Os educandos são desafiados a resolver um problema, por meio de etapas metodológicas, visando a obtenção de um produto pedagógico.

Concluindo sem concluir

Solicite que seus pequenos encontrem em suas casas objetos que são ou lembram os sólidos estudados e desenhem para apresentarem à turma. Pode-se também expor os desenhos na escola.

Plásticos que se amam

O que aconteceu?

Slime caseiro

Chuva artificial

Uma balança diferente

As cores