Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.
Explore com seus educandos essas imagens e questione: o que elas mostram?
Este é um experimento bem simples, mas de ótima visualização dos resultados esperados. Ele demonstra a relação entre a precipitação, a erosão do solo, a proteção dos cursos de água e a vegetação.
Educação Ambiental:
Realizem uma aula de campo para conhecer uma nascente e desenvolver um projeto de preservação das nascentes.
Confira em:
Iniciativa Verde – 10 passos para recuperar e proteger uma nascente
Geografia:
Estude as vegetações dos biomas do Brasil.
É hora de começar e seguir as instruções para que seu experimento aconteça! Siga cada etapa na ordem indicada e incentive seus alunos a fazerem o mesmo. Dessa forma, as crianças vão aprendendo sobre organização e método desde cedo.
Prepare três garrafas de plástico idênticas e corte como demonstrado nas fotos.
Coloque as garrafas cortadas em uma superfície plana (você pode fixar com cola quente sobre uma tábua de madeira compensada).
As “bocas” das três garrafas devem ultrapassar um pouco (para fora) os limites da tábua.
Coloque a mesma quantidade de terra em cada garrafa e pressione para que fique relativamente compacta (a terra deve ficar abaixo do nível do corte feito em cada garrafa).
Corte a parte inferior de outras três garrafas de plástico transparente e faça dois furos em suas laterais para amarrar um cordão em cada. Estes copos irão recolher, durante o experimento, a água em excesso que vai escorrer pelo gargalo das garrafas.
Plante sementes na primeira garrafa (de preferência sementes de crescimento rápido, como o alpiste). Espalhe as sementes na primeira garrafa e cubra com uma camada de terra, pressionando um pouco para, em seguida, regar.
Coloque dentro da segunda garrafa alguns resíduos vegetais mortos (galhos, cascas, folhas, raízes mortas) e, no terceiro frasco, deixe apenas a terra.
Exponha a garrafa com sementes à luz solar, cuidando do plantio até que as plantas fiquem bem desenvolvidas. O experimento real só pode ser feito depois do crescimento da camada de plantas da primeira garrafa.
Quando as plantas estiverem desenvolvidas, regue as três garrafas e passe a observar o escoamento da água para os copos pendurados. Você vai perceber água limpa fora da primeira garrafa.
Na Aprendizagem Baseada em Times (Team-Based Learning – TBL), os alunos são reunidos em pequenos grupos de aprendizagem, em um mesmo espaço físico, para resolverem desafios lançados nas aulas.
Estimule seus educandos a realizarem pesquisa de imagens sobre o tema para posteriores estudos sobre o experimento.