Utilidades

6º e 7º ano

Gás Invisível

Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.

Criando ambiente para autonomia

1 x garrafa PET de 2L

6 x garrafas PET de 500 ou 600 ml

8 x velas pequenas

1 x vela maior

Bicarbonato de sódio

Fósforo

Cola

Pedaço de madeira (cerca de 8x30cm)

Acetato de transparência ou outro plástico

Caneta hidrocor

Estilete

Tesoura

Vinagre

Fita transparente

Envolvendo

Observe com seus educandos a imagem a seguir e questione-os:

Por que o ar é invisível?

Bússolas

O gás dióxido de carbono é um gás produzido pela reação entre o bicarbonato de sódio (NaHCO3) e o ácido acético (vinagre). O dióxido de carbono é muito mais denso que o ar e, portanto, tende a acumular na parte inferior dos recipientes.
Produzindo uma quantidade elevada de gás carbônico, é possível transferi-la para uma jarra e despejá-la em uma superfície. Devido ao movimento mais lento das moléculas desse gás em relação às moléculas de ar na mesma temperatura (ele tem maior massa molar), o gás carbônico vai fluir de forma semelhante a um líquido (embora invisivelmente) percorrendo o tobogã e apagando a vela.

Para explorar mais

Português:
Apresente trechos do livro “Terra Inabitável: uma história do futuro, a história das emissões de CO2 da humanidade”, de David Wallace-Wells, e proponha que os educandos leiam “Antes que a Terra fuja”, de Julieta de Godoy Ladeira. Sugere-se que a partir dos trechos ou frases do livro de David Wallace-Wells, os alunos criem a “caixa de gramática”, conforme imagem 1.

A caixa de gramática é um material montessoriano que permite realizar a análise morfológica de maneira concreta, favorecendo a centralidade do educando. Aqui apresentamos a opção em 3D e a caixa, para que possam montar as frases.

Inglês
Sugere-se a construção da caixa também com a língua inglesa.

Matemática
“A maior parte da queima (de combustíveis fósseis) aconteceu desde o início de Seinfeld. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, esse número é cerca de 85%. A história da missão suicida do mundo industrial é a história de uma vida — o planeta foi levado de uma aparente estabilidade à beira da catástrofe nos anos entre um batismo ou um bar mitzvah e um funeral.”

Foi assim que o escritor e jornalista norte-americano David Wallace-Wells, especialista na crise climática, escreveu, em seu livro.
A obra oferece uma visão abrangente sobre temas cruciais relacionados à mudança climática, incluindo o aquecimento global, a elevação dos níveis dos oceanos e as crises sociais resultantes. A narrativa gira em torno da ideia de que a mudança climática é mais grave do que se pensa e que é um fenômeno inevitável.

O livro destaca diversos eventos que estão acontecendo ao redor do mundo, enfatizando a necessidade urgente de ações globais para impedir que a situação se torne ainda mais crítica.

Tempestades de areia, deserto e ‘dia virando noite’ são os eventos extremos que indicam mudanças climáticas no Brasil
Os gráficos abaixo confirmam a afirmação de Wallace-Wells: cerca de 52,74% da emissão de CO2 em todo o mundo ocorreu a partir de 1990 (a série estadunidense Seinfeld começou em 1989).

Sugere-se a análise e discussão dos gráficos e a pesquisa de outras informações.
Aprofunde a leitura no site da BBC: CO2: os gráficos que mostram que mais da metade das emissões ocorreram nos últimos 30 anos – BBC News Brasil

Ciências: 
Questione: Como as plantas respiram? 
Qual a importância do CO2 na natureza?
Estude as plantas e a fotossíntese. 

Aprofundando e praticando

Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!

01

Retirem o fundo das garrafas plásticas de 500ml ou 600ml. Para isso, faça um pequeno corte com estilete e termine de retirar o fundo com a tesoura.

02

Encaixe o gargalo de uma garrafa no fundo da outra, formando um tubo.

03

Encoste o fundo já recortado na parte superior da PET de 2 litros, marcando com caneta permanente o diâmetro, depois recortem-no com tesoura, lembrando de fazer um pequeno corte para facilitar o recorte.

04

Use o círculo de plástico que acabou de ser cortado para marcar o outro lado da garrafa, um pouco abaixo do primeiro buraco. Corte ao redor da marca. O tubo da garrafa de 600ml deverá passar pelo de 2 litros mantendo uma pequena inclinação (como num tobogã).

05

Passe o tubo das garrafas menores pelo buraco da garrafa de 2 litros mantendo o equilíbrio.

06

Num recipiente à parte, coloque, cuidadosamente, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e adicione cerca de meio copo de vinagre e observe a efervescência.

07

Feita a mistura, despeje em uma jarra – cuidando para não derramar o líquido – e tampe a jarra.

08

Coloque a vela no ponto final do tobogã e acenda. Após, despeje o conteúdo da jarra no tobogã e vejam o que acontece!!!

Metodologia Ativa sugerida | Registro científico

É um gênero de caráter documental que apresenta em detalhes as etapas de um experimento. Essas informações objetivam fornecer resultados parciais ou totais de trabalhos, projetos, investigações, pesquisas ou quaisquer outras atividades científicas. O relato é escrito, predominantemente, no tempo passado.

Concluindo sem concluir

Para concluir o experimento, sugere-se que realizem a escrita de um ‘manifesto’ sobre o tema abordado.

Olha a chuva! Não é mentira!

Um boneco especial

Caleidoscópio

Motor elétrico

Plástico de legumes

Erosão e educação ambiental