Utilidades

1º e 2º ano

Limpando e filtrando a água

Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.

Criando ambiente para autonomia

1x garrafa PET 2L

Algodão

Areia

Pedras pequenas

Tesoura sem ponta

1 x Copo com água suja

Envolvendo

Explore com a sua turma a observação desta imagem, questione sobre suas impressões e anote tudo numa cartolina. E depois deixe as crianças desenharem coletivamente as percepções que tiveram da imagem.
Obs.: Este é apenas um exemplo de imagem, você pode propor quantas quiser nessa mesma linha temática.

Bússolas

Por que devemos beber água sempre filtrada?

Sugere-se explicar para os pequenos que a água da torneira que chega até nossas casas, mesmo sendo considerada boa para o consumo, pode conter uma série de substâncias e bactérias que prejudicam a nossa saúde. Por isso, é importante sempre filtrar a água. O filtro caseiro pode ser uma ótima opção.

Mas o que acontece?
Quando a água passa pelas pedrinhas, pela areia e, por último, pelo algodão, ela é filtrada e fica menos suja.

Para explorar mais

Educação Ambiental: Explore com os educandos a importância de reutilizar a água da chuva. Pode-se criar um projeto para captar a água da chuva na própria escola.

História: Apresente imagens da evolução dos filtros, explorando como as famílias faziam para filtrar a água antigamente.

Matemática: Estude com as crianças a quantidade de água que devemos consumir diariamente. A partir da imagem abaixo, explore com seus educandos a quantidade que eles consomem, também pode ser realizado um levantamento com as famílias e construir um gráfico sobre o tema.

Aprofundando e praticando

Vamos ao passo a passo?

01

Corte a garrafa de plástico um pouco acima do meio.

02

Na parte de cima da garrafa, coloque o algodão, depois a areia e, por último, as pedras.

03

Coloque a parte de cima da garrafa dentro da parte de baixo, como se fosse um funil.

04

Jogue a água suja.

05

Observe que aos poucos a água limpa vai sendo filtrada 

Metodologia Ativa sugerida | Aprendizagem Baseada em Equipes

A Aprendizagem Baseada em Equipes objetiva incentivar o trabalho em conjunto desde os primeiros anos escolares e contribui para o crescimento e aprendizado colaborativo. Esta metodologia ativa coloca o educando como protagonista da pesquisa.

Concluindo sem concluir

Sugere-se que as crianças pesquisem sobre a água que consomem nas suas casas.

Motor elétrico

Gás Invisível

Caleidoscópio

Um boneco especial

Vai e vem

Plástico de legumes