Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.
Você já imaginou a Terra totalmente fria e escura de um lado e quente e ensolarada do outro?
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Reflita com seus educandos sobre os sons, as cores e as temperaturas presentes em sensações em cada uma das imagens, instigue o poder da imaginação com essa descoberta sobre os dois lados do planeta.
Questione
Por que você acha que um lado da Terra pode ser quente e ensolarado enquanto o outro lado é frio e escuro?
O que você acha que acontece com o clima quando o Sol está brilhando? E quando está escuro?
Como você se sente quando está em um lugar quente e ensolarado? E em um lugar frio e escuro? Você acha que a Terra também tem diferentes “sentimentos” em seus lados?
Você já ouviu falar que a Terra gira? Como você acha que a rotação da Terra pode afetar o quão quente ou frio é em diferentes lugares?
Se você pudesse escolher viver em um lugar sempre quente ou sempre frio, qual escolheria? Por quê?
O que você acha que as plantas precisam para crescer bem? Será que elas precisam de mais sol ou mais frio? E os animais?
Vamos agora desenvolver ainda mais os questionamentos, aprofundando os saberes.
Construa uma narrativa com as crianças, incentive que eles participem, que respondam usando sua imaginação.
Por ex.: Para a noite chegar e a lua aparecer, o sol precisa se despedir?
Nesse momento fica tudo escuro, o céu fica cheio de estrelas, as crianças dormem.
O dia e a noite não se encontram, você já observou?
Cada um tem seu momento. Será que um foge do outro? Pense!
Conte uma história:
Onde foi parar o sol do Japão?
Hoje liguei para meu amigo João, ele e sua família foram morar no Japão.
Sinto muita saudade do João, por isso sempre trocamos muitas mensagens e ligações.
Hoje liguei para João às 10 horas da manhã, estava um lindo dia de sol na minha cidade Florianópolis, mas quando ele atendeu minha chamada de vídeo, ele estava na escuridão.
O que aconteceu João? Perguntei espantada.
Nada Alice, respondeu ele. – É a noite!
Então pensei, onde foi parar o sol lá do Japão?
Matemática: Apresente a ideia de medidas de tempo.
Geografia: Fale sobre os movimentos da Terra.
Artes: Estudo da obra “Noite estrelada” de Van Gogh.
Explore as cores e formas presentes na obra de Van Gogh. Bem como o estudo sobre a biografia e outras obras do artista, para que juntos possam encontrar as maravilhas da arte realizada pelo artista.
O quadro “A Noite Estrelada”, de Vincent van Gogh, foi pintado em 1889. É um óleo sobre tela, com 74 cm X 92 cm, e se encontra no Museu de Arte Moderna de Nova York.
Português: Estudo do gênero literário: Biografia. Demonstre, com a biografia de Van Gogh, as características do texto biográfico. Fale aos educandos que se trata da narração de uma história sobre a vida de uma pessoa, podendo essa pessoa ser real ou fictícia. Apresente a etimologia da palavra biografia, que tem origem grega: bio significa vida e grafia é escrita, portanto, biografia é a escrita da vida.
“A Noite Estrelada”, de Vincent van Gogh, 1889.
Vincent van Gogh (1853-1890) foi um importante pintor holandês, um dos maiores representantes do pós-impressionismo. Sua trajetória de vida foi conturbada e difícil, com muitos problemas emocionais. Como artista plástico, deixou uma obra comovente e vigorosa que se constitui em um dos maiores legados artísticos da humanidade.
Pintou mais de 400 telas, nas quais retratou camponeses, a natureza, ambientes internos, a condição humana, além de muitos autorretratos. Durante a vida, só realizou uma venda. Atualmente, suas obras estão entre as mais caras do mundo.
Sugere-se trabalhar ilustrando a história, realizando a interpretação do texto ou realizando uma apresentação teatral com o tema.
Vamos ao passo a passo?
Cole o boneco representando João (onde está representado o Japão).
Cole a boneca representando Alice (onde está representado o Brasil).
Deixe o ambiente o mais escuro possível.
Acenda a lanterna num ponto fixo.
Observe que apenas um dos bonecos fica na luz (dia) o outro permanece na escuridão (noite).
Gire devagar o globo e observe que em um lado é ‘dia’ e no outro é ‘noite’.
ABP ou PBL (Problem Based Learning) é um método de ensino no qual os alunos resolvem, de forma colaborativa, situações problema para a construção de novos conhecimentos. Essa aprendizagem é baseada nos conceitos do filósofo da educação John Dewey e pelo psicólogo Jerome Bruner.
Sugere-se que a criança escreva ou desenhe o que ela e sua família fazem durante: