Utilidades

1º e 2º ano

Um boneco especial

Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.

Criando ambiente para autonomia

1x Meia-calça fina

Serragem, substrato ou terra

Sementes de alpiste

1 x Tesoura

Suporte,  prato ou copo plástico

Olhos plásticos, botões e lantejoulas

Água

Cola quente

Envolvendo

Explore com seus educandos o tema proposto nesse experimento. Mas antes, faça um passeio no entorno da escola, num parque ecológico ou em outro local onde possam ser coletadas diversas sementes de plantas.
Traga as sementes e coloque-as na sala de aula com o nome de cada planta. Questione os educandos até eles compreenderem a mágica de ter ali nessa pequena semente uma árvore inteira.

Bússolas

O experimento do “boneco diferente” objetiva que você possa, a partir da observação do desenvolvimento dele, descobrir com seus pequenos a magia da ‘Germinação’.

O que é germinação?
É o processo inicial de crescimento de uma nova planta através do embrião contido na semente ou no esporo. Durante a germinação, a primeira estrutura a emergir da semente é a raiz.

Para explorar mais

Português: Produza um diário da turma para registrar a evolução do ‘boneco’, registrando de maneira individual ou coletiva a germinação acontecendo.

Artes: A sugestão é registrar com as crianças uma foto diária dos bonecos e, ao final, montar um ‘time lapse’ para que as crianças visualizem a mágica acontecendo. Time lapse é uma técnica cinematográfica na qual se tira uma série de imagens do mesmo quadro em intervalos regulares; depois, é feita uma reprodução acelerada de toda a sequência. Seu objetivo é criar uma ilusão de movimento em alta velocidade.
Essa técnica é mais comumente usada para capturar processos lentos, que normalmente não seriam muito visíveis se fossem observados apenas com o olho humano (exemplos: nascer e pôr do sol, o movimento das estrelas durante a noite, crescimento de plantas etc.).

Aprofundando e praticando

Vamos ao passo a passo?

01

Coloque um punhado de alpiste no pé de meia calça.

02

Em seguida, encha com serragem, substrato ou terra.

03

Dê um nó bem firme e corte o excesso da meia.

04

Coloque a meia com o nó virado para baixo sob um suporte que retenha água. É preciso deixar o lado com as sementes de alpiste para cima.

05

Para fazer o nariz e as orelhas, basta puxar um pedacinho da meia junto com a serragem e amarrar com um barbante.

06

Feito isto, é só decorar da maneira que desejar. Para colar os enfeites, use cola quente.

07

Regue encharcando bem o boneco na cabeça de alpiste (apenas desta vez).

08

Acompanhe seu boneco diariamente cuidando para que este esteja sempre umedecido.

Metodologia Ativa sugerida | Aprendizagem sala de aula invertida

A sala de aula invertida é um modelo de metodologia ativa em que os alunos aprendem o conteúdo antes de o professor ensiná-lo. Isso mesmo! A aprendizagem ocorre de forma diferente da qual estamos habituados: o professor separa alguns materiais (textos, artigos, vídeos, filmes, podcasts etc) sobre o tema estudado e entrega ou envia aos alunos. Os alunos devem, então, estudar esse conteúdo por conta própria. Depois disso, os alunos interagem com o professor, que traz o conteúdo e a discussão para a sala de aula.

Concluindo sem concluir

Pode-se realizar esse experimento em parceria com as famílias usando, por exemplo, a experiência da germinação do caroço de abacate. Será uma forma de os educandos perceberem a mágica da germinação acontecendo em outras plantas. E para realizar essa atividade, você pode indicar este vídeo para as famílias: Como Plantar Caroço de Abacate.

Vai e vem

Caleidoscópio

Energia da água

Mini composteira: criando um jardim

Olha a chuva! Não é mentira!

Um boneco especial