Experiência significativa para a jornada de saberes e descobertas que estão por vir.
Explore o mundo pela lente.
Quando a luz vem do ar e atravessa a superfície curva de um material diferente, ela sofre um desvio.
Cada ponto da tela do celular emite luz na direção da lente de aumento, que, como tem a parte central mais grossa que as beiradas, são denominadas convexas.
Observe a imagem: http://miguelmoron.com/wp-content/uploads/Distancia-focal_02.png.
Disponível em: Fundamentos da fotografia: objetivas | by Pablo Sérvio.
A lente de aumento inverte e aumenta a imagem quando o objeto está a uma distância maior que a distância focal da lente, mas menor do que o dobro dessa distância.
Sugere-se aqui que os educandos pesquisem sobre distância focal e ponto focal.
Artes:
Estude com os educandos sobre fotografia. Sugere-se uma visita a um estúdio fotográfico em que possam estudar sobre foco e possam acessar conhecimentos gerais sobre o tema.
Apresente alguns importantes representantes da fotografia artística e da fotografia jornalística.
História:
Pesquisem memórias que registram em fotografias momentos vividos em família ou com os amigos. Sugere-se explorar com os educandos como a maneira de registar essas memórias vividas foi se modificando no decorrer do tempo. Pesquisem como os momentos e a memória são registrados hoje. E como construímos a nossa noção de tempo.
Vale a pena também dar uma pesquisada na história da fotografia, é muito interessante e pode esclarecer bastante sobre momentos históricos da humanidade.
Há muitas possibilidades de pesquisa, mas você pode começar por aqui:
História da Fotografia – Artes Enem | Educa Mais Brasil
Multidisciplinar:
Pesquise com os educandos sobre:
“Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar”. Essa é uma das frases mais famosas do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, falecido em janeiro de 2017, aos 91 anos. Ele deixou uma obra volumosa, com mais de 50 livros, e é considerado um dos pensadores mais importantes e populares do fim do século 20.
Suas ideias refletem sobre a era contemporânea em temas como a sociedade de consumo, ética e valores humanos, as relações afetivas, a globalização .
Ele cunhou o conceito de “modernidade líquida” para definir o tempo presente. Escolheu a metáfora do “líquido” ou da fluidez como o principal aspecto do estado dessas mudanças. Um líquido sofre constante mudança e não conserva sua forma por muito tempo.
As formas de vida contemporânea, segundo o sociólogo polonês, se assemelham pela vulnerabilidade e fluidez, incapazes de manter a mesma identidade por muito tempo, o que reforça um estado temporário e frágil das relações sociais e dos laços humanos. Essas mudanças de perspectivas aconteceram em um ritmo intenso e vertiginoso a partir da segunda metade do século XX. Com as tecnologias, o tempo se sobrepõe ao espaço. Podemos nos movimentar sem sair do lugar. O tempo líquido permite o instantâneo e o temporário.
Fonte/créditos/imagem: Tempos Líquidos – In Club (inclublicita.com.br)
Como essa liquidez coloca em xeque a ideia até mesmo da forma como guardamos hoje nossos momentos e memórias? Questione se os educandos, ou alguém de sua família, têm álbum de fotografia.
Álbuns nos contam muito sobre a nossa própria existência, como éramos quando crianças, momentos compartilhados, quem são nossos amigos, nossos afetos, pessoas que não estão mais entre nós, o que estava na moda, entre tantas outras coisas.
Foto de Henri Cartier-Bresson
“Tirar uma fotografia é alinhar a cabeça, o olho e o coração. É um modo de vida.” Henri Cartier-Bresson
Foto de David Muench
Nesta etapa, você e seus educandos irão aplicar o método com o passo a passo, seguindo as orientações e a metodologia indicada. Um ótimo experimento para você e os seus educandos!
Corte o lado menor das caixas e das tampas.
Com fita adesiva, emende as bases e as tampas, formando uma caixa só.
Pinte de preto todo interior da caixa e da tampa. Deixe secar.
Corte um pedaço de isopor um pouco maior que o celular. Depois corte um retângulo da mesma largura do primeiro, mas com apenas 4 ou 5cm de altura. Prenda um pedaço no outro com alfinetes.
Prenda uma tira de isopor de cada lado do celular com alfinetes.
Prenda sobre elas duas tiras mais largas.
Coloque a lupa sobre a borda da caixa de sapato e faça o contorno dela com um lápis.
Recorte o círculo usando o estilete. Faça isso com cuidado, de modo que o buraco não fique muito grande. A lupa deve caber perfeitamente nele.
Fixe a lupa na caixa de sapatos com fita isolante, sem deixar nenhum espaço onde a luz possa passar.
Corte um pequeno buraco no lado oposto da caixa e passe o cabo do carregador do seu smartphone através dele.
Aumente o brilho da tela do seu celular até o máximo possível.
Configure o celular para que ele não gire ao ser inclinado. Abra a imagem ou vídeo de cabeça para baixo e coloque o suporte com o celular na caixa.
Para ajustar a nitidez, empurre o smartphone para a frente e para trás dentro da caixa.
Torne o ambiente agradável e acolhedor para todos apreciarem o filme.
É o uso de elementos e mecânicas de jogos para engajar os alunos no processo de aprendizagem. Isso envolve a aplicação de desafios, recompensas, competições e narrativas no contexto educacional ou corporativo, para tornar o aprendizado mais dinâmico, motivador e eficaz.
A estratégia é aplicada por professores que incorporam elementos de jogos, como pontos, níveis, medalhas ou rankings. Esses elementos são projetados para motivar os alunos, promover a colaboração, estimular a resolução de problemas e recompensar o progresso.
Explore com seus educandos as plataformas digitais disponibilizadas pelo material didático do Sesc.
Na era digital, muitas pessoas estão deixando de imprimir suas fotos e de fazer álbuns de família. Gera-se um volume enorme de imagens que ficam esquecidas em pendrives, redes sociais, cds, dvds, hds ou até mesmo na nuvem. Resgate memórias de sua família e traga para compartilhar em sala para pensarem juntos sobre manter a tradição de registro em imagem fotográfica ou não. Importante que pesquisem os prós e contras de manter ou não estes registros.